Anos de desenvolvimento e avanços tecnológicos

Publicado em:2024-03-18 15:07

60 Anos do voo inaugural do XB-70 Valkyrie: um olhar para a história da aeronáutica supersónica

Há cinco Anos antes do primeiro voo do Concorde, outra aeronave supersónica majestosa pairou nos céus - e quase se tornou a inspiração para um avião comercial ainda mais rápido.

Foi o XB-70 Valkyrie, um avião experimental desenvolvido para a USAF. Seu voo inaugural, há 60 Anos em setembro de 1964, marcou o início de uma era dourada para a aviação supersónica. A aeronave alcançou mais tarde uma velocidade superior a 2.000 milhas por hora, quase 50% mais rápido que o Concorde.



  • Anos de desenvolvimento e avanços tecnológicos
  • Características e desempenho extraordinários do XB-70
  • Uma aeronave icónica: exposição e curiosidade continuam até hoje

Anos de desenvolvimento e avanços tecnológicos

O XB-70 foi o resultado de uma competição entre a Boeing e a North American Aviation, então um grande fabricante de aeronaves que acabou sendo escolhido pela Força Aérea em 1957 para desenvolver um bombardeiro capaz de carregar armas nucleares a velocidade de Mach 2 e a 60.000 pés de altitude.

No entanto, o derribamento de um avião espia U-2 americano sobre a União Soviética em 1960 causou um deslocamento de bombardeiros movidos por tripulação para mísseis balístos, e em 1961 o presidente Kennedy definiu o próximo XB-70 como tendo pouca chance de penetrar com sucesso nas defesas inimigas. Como resultado, quando a North American começou a construir a aeronave, o objetivo do programa já havia mudado para a pesquisa de voo supersónico.

Características e desempenho extraordinários do XB-70

Anos de desenvolvimento e avanços tecnológicos

Anos de desenvolvimento e avanços tecnológicos


Especificação Detalhe
Envergadura Mais de 100 pés (30 metros)
Motores Seis turbinas a jato General ElectricTM
Comprimento 185 pés (56 metros)

Entre suas características distintivas estavam o bordo de ataque que permanecia horizontal em velocidades subsónicas, mas se dobrava para reduzir a arrasto em velocidades supersónicas. Os elementos de design principais, como as asas em delta e o fuselagem longo e magro, foram replicados no Concorde e no Tu-144 soviético.

comentarista convidado:Centro Brasileiro de Avaliação de Cassinos Online

Postado por: Apostas on-line

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