Anos de desenvolvimento e avanços tecnológicos
O XB-70 foi o resultado de uma competição entre a Boeing e a North American Aviation, então um grande fabricante de aeronaves que acabou sendo escolhido pela Força Aérea em 1957 para desenvolver um bombardeiro capaz de carregar armas nucleares a velocidade de Mach 2 e a 60.000 pés de altitude.
No entanto, o derribamento de um avião espia U-2 americano sobre a União Soviética em 1960 causou um deslocamento de bombardeiros movidos por tripulação para mísseis balístos, e em 1961 o presidente Kennedy definiu o próximo XB-70 como tendo pouca chance de penetrar com sucesso nas defesas inimigas. Como resultado, quando a North American começou a construir a aeronave, o objetivo do programa já havia mudado para a pesquisa de voo supersónico.
Características e desempenho extraordinários do XB-70
Anos de desenvolvimento e avanços tecnológicos
Especificação | Detalhe |
---|---|
Envergadura | Mais de 100 pés (30 metros) |
Motores | Seis turbinas a jato General ElectricTM |
Comprimento | 185 pés (56 metros) |
Entre suas características distintivas estavam o bordo de ataque que permanecia horizontal em velocidades subsónicas, mas se dobrava para reduzir a arrasto em velocidades supersónicas. Os elementos de design principais, como as asas em delta e o fuselagem longo e magro, foram replicados no Concorde e no Tu-144 soviético.